25 de outubro de 2020 - 02:55

Política

07/10/2020 18:49

Celinha Martins é a primeira mulher trans a ser candidata a vereadora pela cota das mulheres em Nobres

As eleições municipais deste ano trouxeram algumas mudanças que poderão mudar radicalmente o cenário político da política em muitas cidades, principalmente daqueles que estão no interior de Mato Grosso e não são cidades - pólos ,pois desde a redemocratização do pais, é a primeira vez que não haverá coligações entre partidos na disputa proporcional  e por isso cada sigla terá que cumprir rigorosamente os 30%  da cota feminina (ou de gênero ).As eleições municipais deste ano trouxeram algumas mudanças que poderão mudar radicalmente o cenário político da política em muitas cidades, principalmente daqueles que estão no interior de Mato Grosso e não são cidades - pólos ,pois desde a redemocratização do pais, é a primeira vez que não haverá coligações entre partidos na disputa proporcional  e por isso cada sigla terá que cumprir rigorosamente os 30%  da cota feminina (ou de gênero ).Na prática, isto significa que os partidos precisam ter no mínimo entre 4 a 5 mulheres  compondo a chapa proporcional que forma o grupo dos candidatos a vereadores, o que muitas vezes acaba dificultando um pouco a vida dos partidos, devido a grande dificuldade de se encontrar candidaturas femininas.  E algo diferente e considerado inovador surgiu nestas eleições, e que talvez a legislação eleitoral não esteja dando conta de várias situações, como por exemplo, as candidaturas das pessoas trans. Nestes casos, essa definição entre homem e mulher pode ir parar nas mãos do juiz eleitoral responsável pela jurisdição da cidade e em todos os casos a maioria dos juízes tem decido a favor dos candidatos e candidatas trans, inclusive autorizando-os a usarem o nome social na urna, caso assim desejem.Em Nobres, a cabeleireira Célinha  Martins é candidata a vereadora pelo  Progressistas (PP)  e independente de vencer ou não  este pleito já entrou para a história política da cidade, devido ela ser a primeira mulher trans a ser candidata a vereadora e isto é   já um marco em Nobres.Confira a seguir na íntegra a entrevista com a cabeleireira e candidata a vereadora Célinha Martins.
Por que resolveu ser candidata a vereadora?
CÉLINHA: Porque eu estava cansada de ver tanto abandono por parte de grande parcela da classe política e vendo o quanto a população está carente de uma pessoas que esteja disposta a lutar por elas com afinco e dedicação em tempo integral.
Já parou para refletir, que independente de vencer ou não este pleito, você já entrou pra história política de Nobres como a primeira mulher trans a ser candidata a vereadora? Qual o seu sentimento sobre isso?
CÉLINHA: Já sim! E sou primeiramente grata a Deus, já por ser tão querida por todos, tão acolhida. Onde entro e saio, todos me recebe muito bem.
Recentemente, o seu nome foi citado em uma reportagem de um site da Capital (RD News) e vários veículos de comunicação de Nobres fizeram ou reproduziram reportagens a respeito de sua candidatura.  Como  você vê esse interesse tanto da Imprensa Local como da Capital , interessadas em seu projeto político?
CÉLINHA: Vejo como gratificante e fico feliz  em ver e ter grandes oportunidades com estes meio de comunicações que vem se abrindo para nos mulheres  trans,  para que possamos mostrar que podemos trabalhar honestamente por todos independente de reapresentar alguma classe ou gêneros e me sinto honrada e agradeço a todos pelo carinho,e a oportunidades  que foram me dadas até aqui pra que eu pudesse mostrar quem  eu sou.
Falando nisso, pra quem não te conhece ainda, quem é Célinha Martins?
Celinha é uma pessoa batalhadora, honesta e que gosta das coisas certas. É uma pessoa que recebe a todos e a todas independentes de classe, cor gênero, ou status social e quem me conhece sabe que sou uma pessoa do povo, que quer lutar por todas as pessoas e faço trabalhos sociais com as pessoas e não divulgo porquê penso que, o que uma mão dá, a outra não precisa saber. E também  sou defensora doa animais, porque eu pego e alimento muitos cachorro de rua. E eu  Célinha Martins, sou e serei sempre a mesma , independe de política ou não.
Você tem um historio CE cobranças ao Poder Público de um modo geral em suas redes sociais antes mesmo de entrar na política, porque escolheu apoiar o atual prefeito para a reeleição?
CÉLINHA: Devido ao belo trabalho que ele vem desenvolvendo em nossa cidade, eu vi um grande potencial dele ainda poder terminar todos os seus projetos que ainda não foram finalizados até nesta gestão e assim na próxima ele poderá concluir todas as obras, dando uma cara ainda mais linda a nossa cidade como já vem fazendo. E é claro que estarei de olho e acompanhando tudo de pertinho, sendo eleita ou não, mas espero me eleger (Risos).
Suas considerações finais para deixar uma mensagem a população de Nobres ou até mesmo complementar algo que talvez você queira salientar ou reiterar. 
CÉLINHA:  Acho que as perguntas que através das perguntas que me foram feitas, consegui passar um pouquinho, quem sou eu e como penso. Então só quero agradecer esta e todas as demais oportunidades que me foram dadas por os meios jornalísticos, a Imprensa de Nobres que vem fazendo um trabalho exemplar de imparcialidade na cobertura política, mesmo tendo algumas pessoas ligadas a este importante setor como candidatas e a todos que estão ao meu lado nessa nova jornada que estou seguindo e ainda  quero aproveitar a oportunidade pra dizer que eu, Célinha Martins trabalho e sempre vou trabalhar por todos e para todos de forma incansável. No mais só posso encerrar dizendo muito obrigada a cada pessoa que tem me acolhido e recebido em suas casas com um sorriso de felicidade ao ver que eu represento o novo e a renovação que este povo de Nobres está aclamando por mudanças e  estou pronta pra ser uma vereadora atuante.

Fonte: Assessoria


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615