12 de maio de 2021 - 11:01

Geral

SAÚDE EM ALERTA 29/04/2021 09:36

Hospital pede aditamento de contrato para atender pacientes internados com Covid em Nobres

O hospital Laura de Vicunã dispõe de uma estrutura comparável com a dos hospitais da capital, tornando-se referência no município. O hospital possui quartos climatizados , frigobares, e leitos confortáveis, dispondo locais exclusivos para pacientes com Covid.

A diretora do hospital Cleide Duarte (Teka), elencou a qualificação dos funcionários como um fator positivo no atendimento. “Nós estamos aqui para fazer a diferença e vamos melhorar cada dia mais”. “Neste ano, o repasse da prefeitura melhorou, porém os desafios continuam” - pontuou a diretora.

Estamos em uma situação crítica com relação ao complemento do contrato, pois o custo com a manutenção tanto de pessoal quanto dos medicamentos e insumos tiveram um acréscimo de aproximadamente 500%, e os valores pactuados no contrato não estão sendo suficientes para prestar o atendimento necessário e desejado.

Segundo a direção hospitalar, a segunda onda da pandemia do Coronavírus, ocasionou uma média maior de pacientes internados – cerca de 10 pacientes ao dia.

Os medicamentos enquanto consumo diário deveriam atender pacientes com traumas leves e outras doenças cotidianas, porém deparamos com a necessidade de aquisição de medicamentos específicos como: heparina versa, corticoides, antibióticos e outros.

O consumo de torpedos de oxigênio ultrapassou a capacidade financeira orçada. “ Para se ter uma ideia, neste mês gastamos R$ 25 mil com oxigênio”.

Com relação a insumos, o hospital tem um procedimento de segurança e higiene diferenciado durante o período da pandemia e foram substituídos por outros que teve um custo não contabilizado.

Por fim, trata-se de um aporte financeiro com o aditamento no contrato de prestação de serviços. Para a diretora, não se trata de disponibilidade, e sim de necessidade emergencial, fato que pode acarretar no “não” atendimento a pacientes com Covid-19.

“Não teremos condições de manter oxigênio, medicamentos e materiais destinados aos pacientes internados na ala da Covid-19”.

A equipe diretiva do hospital ressalta a necessidade de um aditamento no valor, pois desde fevereiro de 2021, iniciou-se um elevado consumo de medicamentos, materiais e oxigênio destinados aos internados na ala da Covid-19.

Teka agradeceu a prefeitura, que tem honrado mensalmente o repasse sem atrasos, e agradeceu também aos vereadores que estão ativos para melhoria da saúde no município de Nobres.

 

Da redação 


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615