O vereador Benacil Lemes foi empossado nesta sexta-feira (1º) como prefeito após ter sido eleito presidente da Câmara de Acorizal. A Polícia Militar precisou intervir após um protesto da população.
No município, Meraldo Sá havia sido eleito prefeito em 15 de novembro, teve o registro de candidatura indeferido e não pode assumir o cargo.
Ele afirmou que está recorrendo da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas até que haja um julgamento do caso, o presidente da Câmara responde pela prefeitura.
Meraldo foi condenado em 2018 por improbidade administrativa em uma ação do Ministério Público que o acusou de ter realizado despesas não autorizadas quando era vereador em Acorizal, entre 2001 e 2012.
Segundo o MP, foram realizadas despesas de pagamento de transporte escolar e jardinagem sem qualquer ligação com os serviços da Câmara de Acorizal.
Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.