Em ação emergencial, prefeito determina construção imediata de fossa na creche do bairro Ponte de Ferro; atualizada

Fonte: Elisângela Neponuceno-Nobres Noticias



  Um problema antigo, gerado por um erro de engenharia na Creche “Regina Joana Ecker”, localizada no bairro Ponte de Ferro, o transbordamento da fossa séptica, preocupa, pais, funcionários e principalmente a prefeitura de Nobres.


                                                       Foto: Joacir Luis
 A unidade de Ensino Infantil, foi inaugurada em 2015, mas foi projetada na administração do ex-prefeito José Carlos da Silva e atende cerca de 200 alunos.
A obra foi paralisada no governo de José Carlos e o município percorreu um longo caminho até a retomada e conclusão da creche. O ex-prefeito Gilmar Sebastião, o Gilmarzinho da Ecoplan não teve alternativa, a não ser dar procedimento ao projeto, para que o município não fosse penalizado, pois a estrutura básica já havia consumido recursos oriundos de convênios com o Ministério da Educação.
O ex-prefeito Gilmarzinho da Ecoplan revelou ao Nobres Noticias, que caso não fosse concluída o município teria que devolver o valor conveniado, um total de R$ 1,2 milhões, com atualização, que totalizaria cerca de R$ 2 milhões.

“Não tínhamos escolha nenhuma, como o valor já havia sido gasto 100% ainda tivemos que investir recursos próprios para finalizar, a decisão de não construir nesse local poderia ser tomada no ano que se iniciou, quando assumimos não havia mais essa possibilidade”, esclareceu Gilmar.

Não demorou muito e os problemas começaram a surgir, como o solo é úmido e encharca no período chuvoso, toda comunidade escolar está sendo afetada pelo problema. As crianças correm sério risco de contaminação e os pais cobram uma solução.
Para resolver definitivamente a questão, o prefeito Leocir Hanel (PSDB), acompanhado do secretário de Governo, Marcos Albuquerque, o Marcos Cheba, do secretário de Infraestrutura Rafael Botini, do secretário de Turismo, Daniel Martins, do presidente da Câmara Municipal, vereador Adelian Messias (PSD) do líder do prefeito, o vereador Gidalti Ferreira (PP) e dos engenheiros Yuri e Fernando, visitaram a creche, para analisar uma solução imediata.
Em plena segunda-feira de carnaval, a equipe foi verificar o melhor caminho para que as crianças retomem as aulas na próxima semana, com o problema resolvido.
Leocir determinou ao setor de engenharia o isolamento das duas fossas que estão sendo utilizadas e a construção de uma nova, totalmente vedada, no prazo de sete dias, para não prejudicar o atendimento aos alunos.
“Vamos iniciar na quarta-feira (14.02), a construção de uma nova fosse que será concluída até o domingo. Este é o primeiro passo”, explicou.

Outro ponto levantado por Hanel, é a necessidade urgente de implantação do sistema de  drenagem de águas pluviais, na rua Corumbá, onde está localizada a creche.
Segundo o prefeito, o asfalto também foi danificado, pois o terreno é alagadiço, somente a implantação de manilhas pode corrigir o problema.

*Atualizada às 14h47

Comentários