Mascarados de Poconé se apresentam em Nobres nesta sexta-feira

O grupo de dança dos Mascarados se apresenta em Nobres na noite desta sexta-feira (17.11), no Centro Cultural e Gastrôniomico no bairro Jardim Paraná.

A origem do grupo está associada a uma miscigenação das tradições indígena, africana e europeia. Essa tradição presta louvor a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário. Tradicionalmente, a dança dos mascarados só ocorre em Poconé, porém é divulgada em todos os estados através da participação de grupos de mascarados em eventos locais
Essa é uma dança realizada apenas por homens, que formam de 8 a 14 pares separados por dois cordões: de um lado, os homens, vestidos de mulheres, que fazem o papel das damas, e do outro, homens que fazem o papel de galanteadores. Todos utilizam máscaras, roupas de chitão estampado e chapéus que levam espelhos e outros adereços. Cada dançarino é responsável por fazer a sua roupa.


O auge da dança é a trança de fitas. São três dançarinos que seguram a ponta de uma fita que está presa em um marco, trazendo a bandeira de São Benedito. Em uma coreografia sincronizada, os dançarinos cruzam as fitas e formam uma trança colorida. A música tocada assemelha-se à de bandas de coreto, e os principais instrumentos são: saxofone, tuba, pistons, pratos e tambores. Os ritmos utilizados estão associados à valsa e aos batuques africanos.

Comentários