Comtur aprova estatuto e novas estratégias para disciplinar a atividade turística serão adotadas

Fonte: Elisângela Neponuceno-Nobres Noticias

O Conselho Municipal de Turismo de Nobres (Comtur), aprovou durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (17), o estatuto social da entidade para dar legalidade as politicas públicas do setor implantadas na gestão do prefeito Leocir Hanel, sob comando do Turismólogo Daniel Martins, que comanda a pasta desde janeiro.

Daniel articulou e reativou o Conselho e aguardava a homologação do estatuto para aplicação de leis que visam otimizar o setor e fortalecer o trade.
Preocupado com a segurança do turista, leis ambientais e regularização dos atrativos, que devem entre outras coisas providenciar os documentos necessários para o pleno funcionamento como alvará, licença ambiental e capacidade de carga, o secretário trabalhou nos últimos meses para debater com representantes do setor, o texto que foi aprovado e passará a vigorar na próxima semana.

Todos os proprietários de pontos turísticos, agencias, restaurantes, pousadas, hotéis, devem buscar ferramentas para conseguir a autorização que será emitida pela secretaria municipal de Turismo.

“Mexer” na ferida não é fácil e no caminho, alguns embates foram inevitáveis de empresários que nunca tiveram compromisso com o trade, apenas buscaram lucros para suas respectivas empresas. Mesmo com resistência, Daniel manteve a postura e levou a questão aos envolvidos direta e indiretamente no debate
.
O estatuto foi aprovado e institucionaliza o Fundo Municipal do Turismo (Fumtur), que é oriundo da arrecadação do Voucher único, que será substituído em breve pelo Voucher eletrônico que já está em teste no município.

Com a efetivação do Fundo, os recursos disponíveis devem ser revertidos em obras, projetos e ações que beneficiarão o setor.



"As adequações vêm ao encontro da nossa proposta de modernizar e agilizar a atuação do Conselho. Nossa expectativa é de que essas inovações ampliem e facilitem a participação e interlocução da entidade com outros players do setor em suas diferentes esferas. Agora podemos firmar convênios ; auxiliar na busca de recursos; promover, participar e organizar eventos; realizar ações em conjunto com universidades, prefeituras, institutos, escolas, associações, conselhos e sindicatos; firmar contratos e convênios de assessoria, capacitação e desenvolvimento de trabalho; além de buscar alternativas para incrementar o turismo no município", explica o Daniel.

Comentários